Dica Tratamento Ortodôntico: Mecânica de movimentação dos dentes

Ouça o áudio dessa dica:

Hoje trago uma dica relacionada a um assunto um pouco mais técnico.  Para isso, primeiro vou explicar como ocorre a mecânica de movimentação dos dentes. Então vamos lá!

Os nossos dentes estão fixos em uma estrutura óssea que não enxergamos, pois fica por baixo da gengiva, chamamos ela de rebordo alveolar. Quando emitimos uma força com os breakets, elásticos e com o fio, queremos que um dente se posicione de maneira mais adequada e harmônica na boca. Ao promovermos uma força sobre esse dente ocorre um processo inflamatório no rebordo alveolar.

Processo Inflamatório

No processo inflamatório um grupo de células, chamado osteoclastos, reabsorvem parte do osso. Essa reabsorção funciona como um esfarelamento ou cavação que dará espaço ao dente que será reposicionado. Em contrapartida, para que não fique um espaço vazio no local em que o dente estava, as células osteoblastos, produzem o osso que irá preencher o buraco.

O Amolecimento do Dente

Devido a esse processo de deslocamento do dente, em que as células osteoclastos e osteoblastos removem e repõem o osso, é comum sentirmos que o dente está levemente mole. Por tanto, não se preocupe, ele voltará a ficar 100% rígido logo após a conclusão do processo inflamatório acontecer.

A Dica

Respeite os períodos de manutenção! Já comentei a importância de se manter firme as datas de manutenções passado pelo seu ortodontista. Hoje apenas reforço e trago essas informações que pode auxiliam você a compreender por que é tão importante.

Possível Consequência

Por exemplo: ao passarmos da data de manutenção, colocaremos um excesso de força para a movimentação de um dente. Sendo assim, o processo inflamatório não vai ocorrer de maneira correta. As células que reabsorvem o osso, os osteoclastos, com o excesso de força provocarão o que chamamos de isquemia. A isquemia é quando o sangue para, ou há a diminuição da circulação sanguínea, fazendo com que não chegue oxigênio nas células. Sem oxigênio elas morrem e ocorre então uma engrosse celular.

Um grande abraço e até a próxima.

Sobre Dr. Paulo Augusto Ramos / CRO-SC 8440

• Graduado em Odontologia pela FOL – UNIMEP, Lins – SP 2001 a 2004;
  • Pós Graduado em Ortodontia pela NAEO –SC 2013 a 2016;
  • Aperfeiçoamento em Ortodontia Pré Corretiva, Typodont e Cefalometria, CORA – Bauru/SP 108 horas, 2005;
  • Aperfeiçoamento Ortodontia Corretiva e Ortopedia Facial, CORA –Bauru/SP, 2005 a 2007;
  • Aperfeiçoamento em estética e Plástica Dental, AOL – Lins/SP, 2004;
  • Atualização Cirurgia Oral Menor, AOL – LINS/SP, 114 horas, 2004;
  • Monitoria em Ortodontia laboratorial, FOL – UNIMEP – 60 horas, 2004;
  • 105° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), São Francisco/Califórnia, 2005;
  • 106° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2006;
  • 107° Congresso Anual da Associação Americana de Ortodontia (AAO), USA, Seatle/Washington, 2007;
  • 11° Simpósio Internacional “ Prevenção do Câncer bucal no centro de ressocialização de Lins- SP, USP 2003;
  • 12° Simpósio Internacional “ Avaliação erupção dentaria e Encontro de Saúde Coletiva e Bioética, Lins – SP, USP 2004;