Nutrição e Saúde Bucal

Nutrição apropriada significa manter uma dieta bem balanceada para que seu corpo possa obter os nutrientes necessários para uma boa saúde e bem-estar. Se sua dieta é pobre em relação aos nutrientes de que seu corpo necessita, sua boca dificilmente resistirá a uma infecção. Isso pode contribuir para doenças periodontais, uma das causas principais da perda de dentes em adultos. Embora uma má nutrição não cause doenças periodontais diretamente, muitos pesquisadores acreditam que a doença avança com maior rapidez e pode ser mais grave em pessoas com dietas carentes de nutrientes.

Se você estiver cuidando de crianças, uma dieta balanceada junto de bons hábitos de higiene bucal lhes ajudará a crescer mais fortes, com dentes resistentes à cárie. Preste atenção especial ao cálcio, ao fósforo e aos níveis apropriados de flúor.

Os padrões e escolhas alimentares de crianças e adolescentes são fatores importantes que determinam quando eles começarão a desenvolver cárie. Quando bactérias entram em contato com alimentos na boca, é produzido um ácido que ataca os dentes. Isso pode levar a cárie dentária caso a higiene bucal não seja realizada com frequência adequada.

Uma má alimentação pode agravar doenças como a cárie e a periodontal. Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amidos contribuem bastante para a produção de ácidos pela placa (biofilme dental) que atacam o esmalte do dente. Com o tempo, esses ácidos podem fazer com que o esmalte se desmineralize, formando uma cárie.

Se você consumir alimentos ricos em açúcar ou amido, tente fazê-lo durante as refeições e não entre elas, e evite quaisquer alimentos que se prendam aos dentes, porque podem produzir mais placa. A produção de saliva cresce durante as refeições, o que pode ajudar a “lavar” alimentos e ácidos da boca.

Alimentos contendo açúcares de qualquer tipo podem contribuir para cárie dentária. Quase todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, contêm algum tipo de açúcar; no entanto, esses alimentos são parte necessária de uma dieta saudável, porque muitos deles também contêm nutrientes importantes. Para ajudar a controlar a quantidade de açúcar que você consome, leia a tabela nutricional dos alimentos e bebidas e escolha os que tem baixa quantidade de açúcar.

Manter os dentes saudáveis, seja os seus ou os de seu filho, depende de vários fatores. Você sabe que deve passar o fio dental uma vez ao dia, escovar os dentes duas vezes ao dia e ir ao dentista regularmente, mas sua alimentação também desempenha um papel na saúde de seus dentes. Alimentos com alto teor de açúcar são causas particularmente comuns de cárie nos dentes. Você não precisa evitar todos esses alimentos, mas ao considerá-los uma ameaça e não um alimento básico, você protegerá seus dentes por mais tempo. Considere acrescentar alguns alimentos com baixo teor de açúcar às suas refeições para melhorar a saúde de sua família e a de seus dentes.

Para manter uma dieta balanceada, coma uma variedade de alimentos de cada um dos cinco principais grupos alimentares e reduza o número de lanches que você consome. Caso coma lanches, escolha alimentos nutritivos, como queijo, vegetais crus, iogurte fresco ou um pedaço de fruta. E lembre-se: alimentos consumidos como parte de uma refeição causam menos danos, porque a saliva produzida auxilia a reduzir os efeitos de ácidos.

Fonte: Colgate