Infecção do dente? Saiba a Importância do Tratamento de Canal

Se preferir, você pode escutar ao áudio deste texto e entender mais sobre a infecção do dente:

Olá, como vai? Meu nome é Fábio, sou doutor endodontista na Rede Conquist Odontologia. Hoje eu venho trazer algumas informações e reforçar a importância do tratamento de canal para problemas de infecção do dente. Se você está lendo esta matéria é provável que você ou alguém próximo tenha como diagnóstico algum problema dentário relacionado a isso. Por tanto, a minha intenção aqui é aumentar seu nível de conhecimento quanto ao tratamento, para que possa se preparara e trabalhar de forma preventiva, evitando um processo agudo na infecção do dente.

Entenda melhor o que é: Infecção do Dente

Você sabia que o interior do dente é parcialmente oco? Dentro da cavidade do dente está alojado um nervo pequeno e fino que está ligado a outro ramo principal. Normalmente, mesmo que pequena, uma carie se aprofunda e atinge este nervo. Com isso, as bactérias trazidas pela carie provocam uma infecção do dente.

O que é Tratamento de Canal?

O Tratamento de Canal é um procedimento realizado para tratar uma infecção na parte central do dente. O problema pode ser gerado por:

• Uma cárie profunda;
  • Um dente quebrado;
  • Ou um dano ao dente, como um trauma forte.

No passado era muito comum perder o dente doente, graças a esse procedimento, atualmente é possível salvar em muitos casos.

Tratamento de Canal tratar de problemas na parte central do dente.

Complicações com Infecção do Dente

Uma infecção que envolve bactérias anaeróbias (bactérias que não dependem do oxigênio para sobreviver) aumenta o grau de dificuldade desse processo. Por isso, é fundamental realizar o tratamento o mais rápido possível, buscando evitar dores agudas. Estudos colocam o grau de dor de uma infecção entre as 3 piores no organismo humano. Além das fortes dores, a negligencia ao tratamento pode causar a perda do dente.

EDEMA FACIAL

Um Edema Facial é um inchaço aparente no rosto, que além do desconforto visual, vem acompanhado de fortes dores na região. Por isso, é fundamental realizar o tratamento o mais rápido possível, buscando evitar dores agudas. Estudos colocam o grau de dor de uma infecção entre as 3 piores no organismo humano. Além das fortes dores, a negligencia ao tratamento pode causar a perda do dente.

ENDOCARDITE BACTERIANA
Outro maleficio trazido pela infeção é a Endocardite Bacteriana. Acontece quando as bactérias entram na corrente sanguínea do ser humano. Ao circular pelo no nosso sangue as bactérias podem se alojar no coração, podendo causar:

Confira mais dicas com o Dr. Fábio no vídeo abaixo:

Bom, com esses alertas espero ter colaborado para esclarecer suas dúvidas e incentivar você a buscar um tratamento. Fazer o tratamento também pode evitar imprevistos que atrapalhem a sua rotina, certo? Fortes dores podem causar a sua ausência no trabalho ou outros compromissos importantes.

Eu e toda a equipe da Rede Conquist estamos à disposição parar sanar suas dúvidas. Entre em contato e deixe-nos ajudar a tomar a melhor decisão para garantir a sua saúde bucal!

Sobre Dr. Fabio Luiz Ramos / CRO-SC 5944

• Graduado em Odontologia pela Universidade Metodista de Piracicaba ( UNIMEP) - campus Lins/SP, 2001.
  • Pós Graduado em endodontia pela Universidade Metodista de Piracicaba, coordenado pelo prof. Mitsubishi Ogata, 2002.
  • Curso Laser em odontologia, Universidade Estatual Paulista-UNESP,campus Araçatuba.
  • Curso Credenciamento na tecnologia Diamante-CVD , pela Union Communication in Dentistry.
  • Curso “Estética Dental” na Associação Catarinense de pós -graduados e pós-graduandos em odontologia . 05/06/2003.
  • Curso “Prótese fixa e removível”na Associação Catarinense de pós -graduados e pós-graduandos em odontologia . 27/03/2004.